Pesquisar este blog

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Briefing da revista Casa Essência

           Perfil Editorial


É uma revista de informações gerais sobre a área de Design de Interiores.
Os temas por ela abordados são os mais variados como tendências, acabamento, paisagismo, ecoético, entre outro, abrangendo a área especificada.
Um projeto gráfico que contemple todos os setores da revista sem perde a unidade, a revista pretende ser um guia prático para ajudar o leitor.  “Minha intenção é mostrar aos consumidores como transformar sua casa ou apartamento em um lugar mais confortável.
Minha prioridade e desenvolver uma revista que venha a ser usada como um guia de referencia de modo que as conformidades estejam bem elaboradas seguindo todos os conceitos e normas para que seja bem vista perante a sociedade.

            Público alvo


A publicação tem como foco principal o consumidor em busca de produtos, novidades, tendências, soluções criativas e econômicas, bem como idéias, projetos para este vasto universo de sofisticação.
Em suas reportagens, a revista apresenta diversos projetos de decoração, produtos para acabamento e soluções práticas para casa, com matérias de ambientes decorados.
Focada na chamada nova classe média brasileira, servindo como auxilio para consumidores que tem como interesse modernizar sua casa ou tem em mente um projeto para ser realizado.

4.2  Conceituação
O desafio, como já foi citado, é estabelecer através do projeto gráfico, unidade a uma revista muito abrangente, atribuir leveza, elegância, que recorrentemente se encontram ausente em publicações desse tipo.

·         Leveza


Justificativa:
Durante a análise crítica percebi que a revista para ser interessante deve conter uma leitura agradável de certa forma ao leitor, sendo assim leveza surge como um conceito para aperfeiçoar a leitura e tornar a revista mais agradável e elegante.

·         Clareza

Justificativa:
O conceito da clareza serve para nortear o projeto gráfico no sentido de ser simplista e claro, proporcionar uma leitura rápida, fácil e direta.

·         Influência:

Justificativa:
Estamos trabalhando com uma revista, que trata de assuntos sobre a área de decoração e tem periodicidade mensal, um veículo de informação precisa ser influente, além de ter credibilidade e passa segurança, e um pilar formador de opinião que precisa ter em seu norte o conceito de influência.

           Diferencial

Não e por ser uma revista de divulgação para projeto gráfico, da Universidade Paulista Unip, no curso de Design Gráfico, que se perde no seguimento que designa as demais revistas de decoração, em qualidade e intensidade na produção de suas reportagens. Possui um design limpo, com cores bem distribuídas – o que gera organização e mantém o branco na maioria de suas páginas que possuem textos. Também sempre com alguma amostra de projetos de decoração sustentável, apresentação de materiais, no qual seu leitor pode tocar observar com qualidade materiais de acabamento, matérias que facilita a vida de seus leitores, como preocupação com a saúde, ambientes mais verdes melhorando a qualidade de vida, projetos para economia de energia e também por que não um pouco de cultura e arte deixando sua casa elegante e perfeita com quadros, possui também um elemento novo de diagramação que a diferencia das demais revistas do mesmo seguimento, que no caso e um infográfico mostrando ao leitor a dimensão de como ficara sua casa em um determinado projeto, e quem sabe em próximos projetos um código na revista, que possibilite uma visão em 3d de como ficaria um determinado cômodo decorado, aproximando assim cada vez mais uma visão da  realidade.


             Suporte


 a) Tipo de Papel: A capa é em Couche  brilho com verniz Já as páginas internas, as do miolo, são folhas também em Couche , com gramatura igual.
b) Gramatura: A capa tem gramatura 230g e o miolo 220g.
                        c) A revista foi fechada com 24 páginas
            d) Por ser uma revista com grande necessidade da presença de cores para dar movimento e idéia ela se usa do padrão CMYK, 4x4.
         e) parte restante do manual descritivo, com diagramação e conceitos editoriais será apresentada juntamente com a revista referente ao projeto gráfico pim.





Após análise das citações teóricas e dos dados obtidos através da pesquisa, pode se concluir o quanto e importante uma pesquisa para se saber como agir ou proceder diante de uma proposta de projeto a ser divulgado
Os objetivos propostos por esse trabalho foram atingidos com satisfação. Os entrevistados deixaram evidente o seu ponto de vista perante os temas em questão abordados.
Procurei apontar, portanto, para a existência de uma rede de relações e práticas sociais interligadas em torno da aquisição de bens e utensílios domésticos destinados à decoração de interiores residenciais na qual uma mídia impressa especializada desempenha papel significativo intermediador. Procurei mostrar, a partir de uma seleção representativa de publicações sobre casa e decoração em circulação no mercado editorial nacional, como estas revistas exercem certa influência sobre seus leitores, orientando suas escolhas, propagando tanto necessidades de consumo quanto ideais de estilo de vida, bem como influenciando na formação do gosto, e na decoração e organização de seus espaços residenciais.
Tratam-se, portanto, de veículos-chave na articulação dos interesses de venda de uma indústria de bens voltada para o lar e a busca por formas de distinção e afirmação de identidades na sociedade contemporânea.




Bibliografia


Casa Claudia. São Paulo: Editora Abril S.A., ano 29 (2005), números, 6,10 e 11.
Casa Claudia. São Paulo: Editora Abril S.A., ano 30 (2006), números 7 e 10.
Casa Claudia. São Paulo: Editora Abril S.A., ano 31 (2007), n. 6.
Casa Claudia. São Paulo: Editora Abril S.A., ano 32 (2008), n. 10.
Casa Claudia. São Paulo: Editora Abril S.A., ano 33 (2009), números, 2, 3 e 4.
Casa Vogue Brasil. São Paulo: Editora Carta Editorial Ltda., números, 241, 244, 252, 254,
265, 267, 273, 277, 283, 284.
Cozinhas & Salas de Almoço. São Paulo: On Line Editora, números, 17, 24 e 29.
Quartos & Closets. São Paulo: On Line Editora, números, 16, 23 e 29.
Salas & Livings.São Paulo: On Line Editora, números, 17, 22, 24 e 31.

Sites:
http://publicidade.abril.com.br/Acesso em: 20 maio de 2010
http://www.voguebrasil.com.br/Acesso em: 20 maio de 2010
http://www.editoraonline.com.br/ Acesso em: 20 maio de 2010

Nenhum comentário:

Postar um comentário